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Sony anunciou em Nova York, nesta quarta-feira (20), o
lançamento do tão esperado
PlayStation 4, para aplacar a ansiedade dos amantes do
console. A grande novidade é uma arquitetura igual a um PC, com
8 Gb de memória. A apresentação começou com um vídeo institucional empolgante, que mostram vários personagens da Sony e formas de se divertir com o
PlayStation. Em seguida, Andrew House, presidente da
Sony Computer Entertainment, subiu ao palco para apresentar o novo conceito de
entretenimento da empresa.
House começou falando de “reimaginar a experiência” de jogos, tirando o jogador da sala de casa e levando a diversão para qualquer lugar, com jogos para PS Vita, celulares e tablets. Em seguida, finalmente foi apresentado na tela do evento a marca do PS4.
Finalmente, o PlayStation 4. Em seguida, um dos engenheiros que participou do projeto, Mark Cerny, subiu ao palco para iniciar a apresentação do console e o que ele pode ser capaz. Cerny seguiu sua apresentação reconhecendo que a arquitetura Cell do PS3 era complicada para os desenvolvedores, e que o PS4 deveria seguir um caminho mais simples.
Por isso, o PlayStation 4 foi criado em cima da plataforma x86, como um PC comum e terá 8GB de memória RAM dedicada para os gráficos, como forma de facilitar a criatividade dos desenvolvedores, segundo Cerny.
DualShock 4
Cerny mostrou na sequência o controle
DualShock 4. O novo controle vem com com uma barra de luz para identificar os
jogadores e um pequeno
touchpad. O controle ainda tem um botão “Share” para compartilhar vídeos e fotos na rede, entre os amigos.
Demonstração com Unreal Engine 4
Em seguida, Cerny chamou um vídeo que rodou uma animação criada em Unreal Engine 4. A demonstração serviu para mostrar o poder de fogo da APU anunciada pelo Cerny, que consegue rodar em tempo real milhares de objetos individuais na mesma cena, além de avançados cálculos de física.
Gravação de vídeo
Com PlayStation 4, o jogador poderá gravar um vídeo de suas ações durante uma partida e compartilhar com seus amigos pela rede do console. Deste modo, “o jogador com dificuldade em passar por uma fase poderá compartilhar e pedir ajuda dos seus amigos na hora” – disse Cerny. Ele ainda garantiu que isso tudo é possível sem exigir mais do processamento do console e, portanto, sem atrapalhar o jogo em questão.
Nova rede de entretenimento
Na sequência, o fundador da Gaikai, David Perry, subiu ao palco para falar sobre a rede projetada para o PlayStation 4. Nesta nova rede, o jogador poderá testar um jogo sem precisar de download, basta apenas selecionar a demo desejada e comecar a jogar “via streaming”.
Para aumentar a experiência social, a Gaikai fechou parceria com o
Facebook e o UStream. Assim, será possível assistir e transmitir partidas em tempo real, para que jogadores conectados à PSN possam participar de alguma forma, com comentários e ajudas para momentos difíceis em determinadas fases dos jogos. Além disso, serviços como Crackle e Netflix estarão disponíveis já no lançamento do PlayStation 4.
Integração com PS Vita
Perry também aproveitou para mostrar como o PS Vita será usado de forma integrada ao PlayStation 4. O console portátil da Sony servirá como um controle similar ao do Wii U, deste modo, a ideia é que os jogos do PS4 possam ser transmitidos para a tela do PS Vita.
Killzone: Shadow Fall
O primeiro jogo de uma franquia Sony para o PS4 foi apresentado em um gameplay em tempo real, jogado no palco do evento. O game mostra todo o poder do console, com vários elementos gráficos acontecendo na tela ao mesmo tempo.
Driveclub
O segundo jogo demonstrado é uma novidade: Driveclub mostrou o poder gráfico do console em um game de corrida de carros. O vídeo surpreende pelos detalhes do carro, como pneu e fibra de carbono, e pela sensação de velocidade aprimorada.
Infamous: Second Son
Logo depois, a Sony apresentou mais um jogo da série Infamous. Desta vez, nenhum gameplay foi apresentado, apenas uma CG que mostrou um pouco da história e do universo onde a trama se passará. No final, o título do jogo apareceu, sugerindo que trata-se da história do filho de Cole MacGrath.
The Witness
Logo depois, um jogo puzzle com aspecto infantil mostra grande beleza criada pelos gráficos do PS4. Nenhum outro grande detalhe foi apresentado.
Quantic Dream
Depois, David Cage, da Quantic Dream, subiu ao palco para falar da evolução dos polígonos na criação dos personagens dos jogos da empresa. Em seguida, mostrou o 3D de um senhor de idade com detalhes realísticos, mostrando todo potencial gráfico do PS4.
PS Move
Alex Evans, da Media Molecule, entrou para falar dos novos conceitos de uso para o PS Move. A ideia da empresa é usar o controle de movimento não só para interagir com os jogos, mas também para criar elementos na tela em tempo real.
Fonte: Game Total
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